segunda-feira, 11 de maio de 2009

Gentileza


Um dia desses, numa conversa entre Mapleises, começamos a discutir sobre a gentileza. Até fiz uma promessa para este início de ano: Vou ser mais gentil com as pessoas! Assumo a minha falha com a minha grosseria, mas pudera, paciência tem limite, e tem gente que fala que quer e ouve o que não quer, e assim por diante. Mas, palavras bem ditas são palavras acolhidas.
Nesses anos que vivo, pergunto onde perdi a gentileza? Posso dá mil desculpas aqui, mas nenhuma delas vai adiantar. Mas o que faz realmente a gente perder a gentileza á vida cotidiana, no qual não nos permite observar as pessoas melhor. Na verdade, somos cheios de preconceitos e é sempre a primeira impressão é a que fica (triste isso, mas é verdade). Outra coisa é a vulgarização de tudo: do amor, amizade, lealdade, companheirismos e da felicidade.
Onde estão os homens que abram à porta do carro quando a gente entra ou sai? Cadê os chocolates? Cadê as rosas? Cadê o romantismo?
É talvez, por falta de romantismo que foi se acabando a gentileza!
Faça o teste da gentileza?
Você, de manhã, cumprimentou seu vizinho, padeiro, porteiro ou a recepcionista da sua firma hoje?
Deu passagem para o carro que precisava mudar de pista para entrar numa rua transversal? Esperou pacientemente o carro da frente andar sem buzinar quando o sinal ficou verde? Se respondeu negativamente a alguma das perguntas acima, saiba que, além de agir de forma tremendamente mal-educada, você está fazendo mal à sua própria saúde - e à das pessoas que o cercam.
Segundo o teólogo teólogo Leonardo Boff, em artigo intitulado ''Espírito de Gentileza'' (disponível na íntegra no site leonardoboff.com). ''Este espírito nunca ganhou centralidade, por isso somos tão vazios e violentos. Hoje ele é urgente. Ou seremos gentis e cuidantes ou nos entredevoraremos.''
A cantora Marisa Monte acha que a mensagem de Gentileza está cada vez mais atual. Ela transformou palavras do filósofo Leonardo Guelman em música: ''Com o ritmo acelerado das cidades, as pessoas estão perdendo a noção de gentileza, que é uma espécie de pureza refrescante para a vida, para o dia-a-dia.'' Ainda hoje, ela se comove em ver que alguém dedicou sua vida para falar da importância de ser gentil, e em vez de pedir dinheiro, ia de carro em carro oferecer uma flor. ''Ele foi uma pessoa linda que plantou a semente da gentileza.
Então, sorria, dê bom dia! E prometo que vou tentar ser mais gentil a partir de 2009.

Nenhum comentário: