segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Antropocentrismo

Tem certos homens que se acham o centro do mundo, que bate e rebolam pensando que a vida é toda vivida (me permitam o uso do eufemismo) com base no que ele pensa, diz e faz. Afff, me poupe.
A vida tem seus períodos, o período de plantar, o de cuidar, o de crescer e, finalmente o de regar, de colher. Enfim, quando filnalmente a coisa cuidada, está pronta para viver, para caminhar sozinha. Basicamente é assim que vemos os relacionamentos humanos, eles nascem, crescem, se reproduzem quando as pessoas se amam ou se gostam, quando elas notam que aquele caso vai dar certo, que de caso vai virar fato, e não acaso. Dessa evolução...
Com o tempo, muitos de nós esquecemos disso, e utilizando do nosso egoísmo supremo, nos enrolamos no véu da cegueira e batemos o pé no chão pensando que a pessoa querida que nos fazia companhia nas noites de lua ou de sol vai continuar com o mesmo sentimento para conosco. Que vai continuar aceitando nossos erros - aqueles sempre apontados por ela, aceitando nossas faltas - aquelas que concordamos estar erradas...
Not, a vida não é assim...em um relacionamento damos o tempo para cada coisa se adaptar, os meus defeitos com os teus defeitos, o meu gostar com o teu gostar. Vivem dizendo que os opostos se atraem, e é por isso que as pessoas se gostam? Porque elas são diferentes? Vivem dizendo que essas diferenças devem ser aceitas para que os corpos finalmente consigam se entrelaçar de forma que, no final tudo fica igual.
Mas não é bem assim. No antropocentrismo, a raça humana - diga-se homem, porque aqui não estou levando para a etimologia concreta do termo -, acha, pensa e age como se somente ele tivesse o poder da decisão e da situação...não é o casal quem opina, é o macho.
A ideia da hegemonia permanece, e quando você se cansa da mesmice de sempre, e bate o pé dizendo chega, ele não aceita. Ultimamente, tenho ouvido as frases mais absurdas, algo do tipo só eu te faço feliz, ninguém te ama como eu te amo, etc..., mas as atitudes esdrúxulas continuam sendo cometidas.
Engraçado, quando tudo vira passado é que as pessoas vão cair em si para dar valor aquilo que está fazendo falta...quando deveria fazer falta não fazia, e agora que a gente se acostuma a viver só novamente, a curtir a solteirisse desejada, surgem essas novidades...
Adorável SedutorA*

Um comentário:

Mapleise disse...

As vezes é assim. Ninguém te ama como eu. Porém as vezes é assim: Eu te amo, mas não como tu me amase não dá forma que tu queiras. E só.
Ponto Final.